segunda-feira, 28 de março de 2016

Não julgue o livro pela capa...

Postado por Unknown em segunda-feira, março 28, 2016
Que leitor nunca ouviu a famosa frase: “Não julgue o livro pela capa!”? Mas fala sério, quem é que compra um livro só de ver a capa toda acabada? NINGUÉM! (A não ser em sebo e mesmo assim tantos os donos de sebos como os compradores dão sempre um jeito de escolher os melhores entre eles.).

Aquele colorido, aquele com o título marcante, (sim eu considero título parte da capa, logo se você julga o título julga a capa) aquele simples, mas fofo, aquele de capa dura, aquele que combina com a estante, aquele que tem um detalhe, aquele sem detalhe, concluindo, sempre acabo levando e analisando a capa, lógico que também leio a sinopse (contra capa) se tiver orelha, dou uma espiadinha para saber mais. Porém tenho que admitir a capa é um item entre os decisivos na minha escolha durante a compra ou até interesse para a lista (enorme) de livros para ler algum dia dessa vida.

Estou fazendo esse post para também falar de uma coisinha, fico pensando quando a capa de um livro (escrito antes de sair o filme) é a capa do filme, por exemplo, com atores e tudo mais, tenho a impressão que é uma edição feita depois do filme, logo é muito mais fiel ao filme, mas sei que não é isso, porém me dá muito essa impressão. Às vezes o livro já tem uma capa, que geralmente não tem nada com o filme, pode ser uma imagem ou uma dica de alguma coisa que terá no livro ou os dois ou nenhum, sei lá. E aí saí o filme, faz sucesso e de repente chega uma caixa cheia de novos exemplares com a capa referente ao pôster do filme, eu acho meio estranho, porém, já refleti muito sobre e cheguei a seguinte conclusão...



Muitas vezes você assiste a um filme por assistir, viu o trailer e gostou ou queria e no cinema viu um título, a sinopse e gostou. Então o filme é tão bom e interessante que você quer saber mais da história, mais detalhes e procura saber se há livros e ao ver que a capa é o pôster pode te ajudar a identificar que aquele título (que muitas vezes não é o mesmo do filme) é sobre aquele determinado filme, ou melhor, foi a base do filme e isso te faz comprar ou vice e versa, ao ver a capa com certos atores quer ver o filme. É uma boa jogada de marketing e uma boa para perdidos de plantão (eu me incluo) se atualizarem sobre a adaptação do filme.

Uma última coisa que é SUPER IMPORTANTE, não é por conta da capa que você pode menosprezar um livro, às vezes a capa não é tão bonita, mas a história é legal, leia sempre a sinopse também, é importante deixar o preconceito de lado, mas lógico que se tiver uma capa bonitinha dá mais gosto de levar, porém nem sempre uma capa maravilhosa tem histórias maravilhosas, enfim, saibam julgar de forma que analise tudo não só a capa, ela é essencial, mas não tanto quanto a história, beleza?

#Ficaadica


0 comentários :

Postar um comentário

 

Livra Mente Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos